Fórum Hawaiiano | Engenheiros do Hawaii
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alivio Imediato

Ir para baixo

Alivio Imediato Empty Alivio Imediato

Mensagem por Freud Flinstone Qua Mar 05, 2008 2:27 am

O Alivio Imediato teria como subtitulo (Tudo que Uma banda pode Oferecer)
O trio ficou na duvida na epoca de quais as musicas ineditas seriam gravadas em estudio? As possiveis eram Nau a Deriva, A Violencia Travestida e Nunca Mais Poder.
Escolheram Nau a Deriva, juntamente com a faixa titulo Alivio Imediato e so no Papa conhecemos as outras duas...

A musica Tribos e Tribunais que fecha o show nao eh encontrada no vinil deste disco, e sim no CD e no K7

Alivio Imediato foi lançado em Setembro de 1989

Com o sucesso de "Alivio Imediato" os Engenheiros passaram a morar no Rio de Janeiro, em 1989... Humberto voltou a morar Porto Alegre em 1996

Na capa do disco, vê uma faixa do primeiro e extinto "Fã clube alem dos out-doors"

É o primeiro disco ao vivo da banda...gravado no Canecão.

neste album podemos ouvir Augusto Licks fazendo os vocais de apoios em musicas como Revolta dos Dandis I e Tribos e Tribunais...

foi o disco que definitivamente colocou os enghaw como grande potencia do rock nacional...

Na tour desse album eles tocam no Festival Hollywood Rock, em 1989 ,em SP e RJ e são eleitos pelo público como o melhor show do festival. Também partciparam desta ediçao nomes como Bob Dylan, Tears for Fears e Terence Trent D arby.
A noite que a banda tocou tinha as bandas Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii, Marillion e Bon Jovi

Antes da faixa "A Verdade a Ver Navios / Toda Forma de Poder" pode-se ouvir um fã alucinado pedindo .. "Fé Nenhuma!... Fé Nenhuma!... Fé Nenhuma!"... a música não rolou e o coitado até hj aguarda essa (pouco provável) versão.

Na gravação desse disco eles tocam "Nau a deriva" e "Alívio imediato" seguindo o critério de tocar músicas novas antes do disco ser lançado..

Nau à Deriva:
"perigo, perigo! / perdidos no espaço sideral"
- referência à série de tv Perdidos no Espaço (lost in space). A frase "perigo, perigo" era o mote do andróide Robot

"(...)Apocalispe Now / à deriva(...)"
-Apocalipse Now, filme de Francis Ford Copolla

"Alívio Imediato"

"...há um muro de Berlim dentro de mim..."

O muro de Berlim (1961-1989) era o mais significativo exemplo do mundo dividido em duas correntes ideológicas: o capitalismo, liderado pelos Estados Unidos e o socialismo, liderado pela União Soviética. A construção do muro de Berlim nos anos 1960 acabou por produzir um dos marcos do pós-guerra, tornando-se o principal símbolo da Guerra Fria. Assim como ocorrera em todo o país a capital Berlim também fora dividida em zonas de ocupação militarizadas e controladas pelos “vencedores” da Segunda Guerra Mundial. A parte ocidental de Berlim crescia constituindo uma “ilha” capitalista, cercada por todos os lados pelo socialismo. O desenvolvimento capitalista chamava a atenção das pessoas do outro lado do muro, e não foram raras as tentativas de fuga, pois a propaganda socialista não conseguia evitar a ação imediata do desenvolvimento promovido pelo governo do lado ocidental. Como decisão drástica o governo da Alemanha Oriental, apoiado pela União Soviética, autorizou a construção de um muro envolvendo totalmente a porção ocidental de Berlim, constituindo uma das obras mais estúpidas de todos os tempos, por simbolizar a idéia de segregação entre povos.

A construção desse muro 'materializou' a figuração profética proferida por Churcill:

"Do Báltico ao Adriático, uma cortina de ferro desceu sobre a Europa", em referência à implantação do Regime Comunista no países do chamado Leste Europeu sob influência soviética.

- Primeira vez que tocam 'Alívio imediato', o HG ainda cantava 'o MAIOR esconderijo' ao invés de 'o MELHOR'.
- O HG até fala um pouco entre as músicas, diz que estão gravando um disco ao vivo, pra platéia gritar bastante, e se não estiverem ouvindo o microfone dele, pra reclamar lá na mesa de som, ou com o Augustinho.
- Na última música, 'Segurança', sobe a faixa do lendário FC 'Além dos Outdoors'
- 'Tribos e tribunais' não está no LP, apenas no K7 e CD. No CD inclusive não consta na contra-capa, que diz que 'letras e músicas de Humberto Gessinger' e todos sabem que 'tribos e tribunais' também foi feita pelo Licks.
- Tem mais algumas coisas que não anotei

Set list da gravação na ordem:

1 Nau a Deriva
2 Ouça o que eu digo
3 Longe demais das capitais
4 Revolta dos dândis I
5 Revolta dos dândis II
6 Além dos outdoors
7 A cidade em chamas
8 A verdade a ver navios
9 Toda forma de poder
10 Terra de gigantes
11 Somos quem podemos ser
12 Nunca se sabe
13 Pra entender
14 Infinita Highway
15 Alívio imediato
16 Tribos e tribunais
Bis
17 Variações sobre um mesmo tema
18 Sopa de letrinhas
19 Segurança

Ao final de "Tribos & Tribunais" Gessinger despede-se do público dizendo ..."...Tchau valeu pessoal! Até a próxima!!! Valeu, vocês estão no nosso disco!!! Obrigadão!!! Tchau valeu!!!..."

"Alívio Imediato":

"...duas Alemanhas / duas Coréias / tudo se divide, todos se separam..."

- Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Alemanha foi invadida por todos os lados; ficando assim dividida em dois países, era a Guerra Fria: - Alemanha Ocidental (ou República Federal da Alemanha - RFA) - capitalista- Alemanha Oriental (ou República Democrática Alemã - RDA) - governada pelos comunistas. A Guerra Fria terminou por completo com a ruína do mundo socialista (a URSS estava destruída economicamente devido aos gastos com armamentos e excessiva burocracia estatal) e com a queda do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989. Em 1990 a divisão das Alemanhas deixa de existir e o país volta a ser um único Estado.

- Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coréia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coréia. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista.

"Alívio Imediato":

"...a libido e o vírus / o poder, o pudor..."

Neste trecho a canção refere-se ao problema da AIDS, surgida no início dos anos 1980, justamente quando a juventeude acreditava ter atingido a liberdade sexual plena, tanto reivindicada nos anos 1960/70. A doença de certa forma constituiu uma barreira, um muro em relação a esta idéia de liberdade, que pode ser interpretada como uma experiência de poder para esta juventude. Desta maneira os jovens daquela década experimentaram um certo pudor forçado, um retrocesso pelo medo provocado pelo vírus mortal.

Nesta tour tocavam a introdução de "Pinball Wizard" do "The Who" como introdução da música "Ouça O Que Eu Digo, Não Ouça Ninguém", o que foi mantido em muitos da tour seguinte.

"Alívio & Mídia Tour" foi a denominação oficial da tour "Alívio Imediato".


Última edição por Freud Flinstone em Qui Mar 13, 2008 1:32 am, editado 2 vez(es)
Freud Flinstone
Freud Flinstone
Administração

Número de Mensagens : 110
Nível de respeito as regras :
Alivio Imediato Left_bar_bleue100 / 100100 / 100Alivio Imediato Right_bar_bleue

Data de inscrição : 02/03/2008

https://forumhawaiiano.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos